terça-feira, 27 de novembro de 2012

Qual a melhor maneira de educar nossos filhos?!

Ando sem tempo de escrever aqui no blog.

Sim, tem aquela estória de que sempre arranjamos tempo para as coisas que queremos e nossas prioridades - o que é verdade - mas a Sophia não tem me dado muito tempo para as minhas coisas.

Passo o dia inteiro com ela. E ela quer atenção quase em tempo integral. Superdifícil! Vou a cozinha, ela vai atrás. Sento na mesa para mexer no computador, ela está do lado pedindo colo. Troco pelo IPad, ela quer o IPad. Mexo no IPhone, ela quer o IPhone. Vou ao banheiro. Se fecho a porta, ela começa a chorar. Nāo um chorinho qualquer, faz um escândalo. Parece que tem alguém batendo nela, caem lágrimas e lágrimas. Fico com pena. Então, atualmente deixo a porta do banheiro sempre aberta. Simmmm!! A que ponto chegamos!

Ando com peso na consciência. Será que estou criando uma menina muito mimada? Ou será que é só uma fase, e que logo passa?

Tenho medo de ser muito restritiva e criar uma menina muito retraída e insegura. Ou ser muito permissiva e criar alguém que não aceite regras, não tenha limites e não valorize as coisas. Uma amiga me disse, e concordo, dá muito medo de educar nossos filhos da maneira errada (por mais que a gente leia sobre isso, converse com o pediatra, com as amigas...). 

Hoje fui a um shopping com a Sophia. Meu maior pesadelo aconteceu: aquela criança mimada que chora e grita porque quer algo e a mãe não compra. Comprei uma água de coco de caixinha para a Sophia. Acabou, ela começou a chorar, gritar que queria mais. Sorte que tinha a minha!... Depois, passamos em uma loja de brinquedos para eu comprar um presente. Ela pegou uma caixinha de Lego (daquelas bem pequenas de 4 peças), e não queria largar (isso porque ela ainda mal sabe o que é Lego, provavelmente só achou a caixinha legal). Tirava da mão dela, ela gritava, fazia um escândalo. Então, comprei a caixinha para poder sair da loja. Ai ai.

E agora, na hora de dormir, ela cismou que não quer mais ficar no berço sozinha. E ela sempre dormiu sozinha a noite! Como ela tinha saído da rotina (porque teve aquele feriadão, viajamos, ela dormiu comigo na cama), achei que era só uma questão de tempo para ela voltar a dormir como antes. Só que o tempo passou e nada. Era colocar no berço e ela gritar, chorar. E eu, com pena, pegava a baby, levava para a minha cama e quando ela dormia, a colocava no berço de novo. 

Hoje a deixei chorar um pouco e ela dormiu. Quase morri de pena, fiquei com muita vontade de tirá-la do berço, mas consegui deixá-la lá. Depois que passou o choro, dei uma olhadinha no quarto e ela estava lá, dormindo tranquilamente.

O pediatra da Sophia diz que deixar chorando um pouco não faz mal, até faz parte. Que não podemos sempre deixar tudo o que estamos fazendo para atender a criança, que ela tem que entender que às vezes precisa esperar, que nem sempre vai ter tudo o que quiser, e na hora que quiser. Ele está certo, claro. Mas olhar aquela carinha de choro dá uma peninha! Tem que ser muito forte! rs

Hoje comecei meu treinamento. Vou tentar me policiar mais. Quem conhece a Sophia sabe o quanto é difícil não atender aquela carinha. Não tem quem não se encante com ela. :-) 

Acho que todas as mães pensam isso de seus filhos, por isso que às vezes é tão difícil falar não para eles! 


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Os brinquedos preferidos - 1 ano

A Sophia ganhou muitos brinquedos de aniversário. Ainda não abrimos todos - decidi abrir um a cada dia. Só que são tantos que preciso rever isso rs, a sala já está lotada!

Ela já tem os preferidos:

- Motoca. Ela simplesmente nāo larga. Adorou! O chato é que ela ficou com preguiça de usar o andador (empurrador) e só quer saber da motoca. Todos os dias, quando ela vê a motoca, ela pede para colocá-la lá. E depois tem que ter paciência, porque demora para querer sair!

- Bonecos que tocam música: ela ganhou três (cachorrinho da Fisher Price, naninha da Hello Kitty e o boneco de pelúcia da Galinha Pintadinha). Ela toca os três ao mesmo tempo, e quando a música acaba, ela fala "booo" (acabou) e "tó" (esticando o bracinho para eu pegar e fazer tocar pra ela). Já estou até enjoando das musiquinhas, mas faz parte! rs

- Livrinhos: ela adora o Meu livro de pano Ursinhos, Na Selva e Lindos Filhotes. Nesse último, ela adora os gatinhos, sempre procura a página deles e fica mexendo neles. 

- Bloquinhos de encaixar: disso ela já gosta faz um tempo. Ela ainda não sabe encaixar, mas descobriu uma forma dela de brincar e adora. Não larga os bloquinhos. Joga de um balde para o outro, coloca na panelinha, põe na boca... Já tentei ensiná-la a encaixar, mas ela não quer, nem tenta! Bom, mas quem disse que há uma forma correta para se brincar? Cada criança usa a imaginação da forma que quiser!

Ah mas ela ainda gosta de uma embalagem, uma caixinha, um envelope... Eu e meu marido a deixamos sentada com uma boneca (nova) e a caixa da boneca do lado. Ela foi pegar a caixa! Tivemos que falar: Sophia, olha que legal a boneca... Aí que ela reparou e mexeu um pouquinho (sempre de olho na caixa!).

E é isso... cada fase, um brinquedo ou brincadeira favoritos. Ela se divertia bastante com "Cadê, achou" também, mas agora gosta mais de imitar os sons que fazemos com a  boca. Presta muita atenção e tenta fazer igual! Uma fofa! :-)




segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Lojinhas na Av. Sumaré

Precisa fazer umas comprinhas para seu baby? Que tal reservar uma tarde para ir a Av. Sumaré? Bem pertinho uma da outra estão a BMart, a Alô Bebê e a Eco Baby.

A BMart é uma loja de brinquedos, com endereço em vários lugares da cidade. Na unidade da Av. Sumaré (número 1.271), há três andares de brinquedos, dá para encontrar de tudo. 

A Alô Bebê é uma rede bem conhecida pelas mamães, com grande variedade de produtos:  fraldas, mamadeiras, carrinhos, berços desmontáveis, roupas, sapatos, lençóis, toalhas... tem de tudo um pouco! A unidade da Sumaré fica bem na esquina com a Rua Apiacás, 34.

A Eco Baby é uma loja parecida com a Alô Bebê, mas com produtos mais diferenciados. Tem a linha Zoo da Skip Hop, que acho uma graça, All Star e Tip Toey Joey para bebês, babadores bandana (modernos e diferentes!) e outras coisitas mais. Achei bem legal, pena que as opções acabam rápido. Fica no número 535 da Av. Sumaré.

Vale a visita!