domingo, 16 de setembro de 2012

Andador: usar ou não?

Há algumas semanas, a Sophia começou a dar seus primeiros passos apoiada no sofá.

Então, pensei em comprar um andador. Pesquisando na internet, descobri que isso é um assunto relativamente polêmico e que o andador não é recomendado pelos pediatras, fisioterapeutas e até em sites como o Babycenter - que eu acho ótimo e recebo informativos sobre o desenvolvimento do bebê. Principalmente o modelo mais antigo, em que o bebê senta e move os pés.

De qualquer forma, resolvi comprar um. Já tinha visto diversas crianças usando, e nunca soube de nenhum problema causado por eles - uma pesquisa mais recente chegou a conclusão de que as crianças que usaram ou não o andador tiveram o mesmo desenvolvimento e que os acidentes ocorriam principalmente por negligência dos pais (ou seja, temos que ficar de olho nas crianças quando eles estiverem nos andadores!).


Escolhi esse modelo da Fisher Price. E por enquanto não me arrependo! Deixo na sala, em cima do tapetão de brincar da Sophia. Quando ela quer andar, ela mesma apóia nele, se levanta (sempre com a mamãe por perto) e começa a andar. Quando chega no sofá ou em alguma obstáculo, ela mesma pára e chama - com seus gritinhos - para virarmos o andador para ela. Ela se diverte! E quando cansa, ela larga o andador e começa a engatinhar. Simples assim.


Sinceramente, estando perto dela enquanto ela usa o andador, não vejo nenhum grande perigo nessa atividade. É claro que tem que tomar cuidado com os brinquedos espalhados pelo chão, com os obstáculos na sala, com o piso escorregadio. Por isso é importante não deixar a baby sozinha. E ela adora! Agora não vejo a hora dos passinhos serem dados sem a ajuda do andador. Ansiedade de mãe. Normal. rs :-)



Andador Banda Musical da Fisher Price

Nenhum comentário:

Postar um comentário