terça-feira, 17 de julho de 2012

Hora de dormir

Desde que a Sophia nasceu, ela dorme no quarto dela, no berço dela.


Ouvi tantas histórias de bebês que dormiam com seus pais, que depois os pais se arrependiam de tê-los trazido para a cama - porque quando os bebês crescem se mexem demais, e os próprios pais não conseguem mais dormir. Fora que o casal perde a intimidade, com uma criança sempre dormindo no meio.



Então, desde pequena, fui acostumando a Sophia a dormir sozinha. Nessa época, li dois livros que adorei e ajudaram bastante: Os Segredos de uma Encantadora de Bebês, de Tracy Hogg e Melinda Blau, e o famoso Nana, Nenê, de Eduard Estivill e Sylvia de Béjar.


O primeiro fala da importância de uma rotina na vida do bebê, de como tentar interpretar suas necessidades e identificar seu temperamento, para então aprender a melhor forma de interagir com ele. O segundo tenta explicar como fazer a criança dormir bem, e diz que devemos deixá-la chorando no berço e ir aumentando os intervalos para acalmá-la. Segui as indicações do segundo, adaptando algumas coisas (pois tinha muita dó de deixar a Sophia chorando, então quando ela reclamava eu sempre ia ao quarto, só não a tirava do berço).


Tem que ter paciência, mas foi ótimo: em uma semana a Sophia começou a dormir a noite inteira sem reclamar. Fiquei orgulhosa!


Então, um dia desses, meu marido foi viajar. Está frio, a cama é grande... coloquei a Sophia para dormir comigo, queria dormir abraçadinha com ela (sim, são os pais que são carentes, não os filhos! rs). Só que ela não conseguia dormir de jeito nenhum. Ficou quieta olhando para cima, depois começou a puxar meu cabelo, a mexer no meu nariz, a tentar levantar da cama. Ficamos uma hora assim - achei que ela iria cansar. Quem cansou primeiro fui eu: fui colocá-la no berço. Assim que a coloquei, ela virou para o lado e fechou os olhos para dormir. Quando contei isso ao meu marido, ele só deu risada. Triste isso, ensinei tão bem que agora ela só consegue dormir sozinha! E mesmo quando papai está fora, a mamãe carente dorme sozinha também. :-)



Nenhum comentário:

Postar um comentário